quarta-feira, 23 de junho de 2010

FOTOS 1ª AULA





Projetos PIC 5º encontro

Projeto Contos de Assombração da 4ª série PIC – Volume 2



Atividades previstas no livro Novas atividades
Pg. 5 – Contextualização inicial.
Pg. 6 - Levantamento de conhecimentos prévios (atividade de escrita de uma lista com os contos conhecidos) – Organização dos contos de acordo com os subgêneros (fadas, assombração...)
Pg. 7 – Leitura de um conto – O tesouro enterrado.
Pg. 9 – Lição de casa – compartilhar o conto lido com os pais e/ou ouvir contos dos pais.
Pg. 16 a 21 – Retomada da lição de casa e leitura colaborativa/compartilhada do conto O baile do caixeiro-viajante.
Pg. 29 – Leitura compartilhada/colaborativa do conto Encurtando caminho seguida de um atividade de escrita (apreciação da obra)
Pg. 36 – Roda de livros para seleção de livros de contos de assombração a partir de pistas (ilustrações, recursos lingüísticos) e uma atividade de escrita (tabela da pg. 16). Ao final, escolha de livro para leitura.
Pg. 44 – Atividades de escrita (lista de contos de medo e engraçados) e Roda de leitura – comentários sobre os livros lidos.
Pg. 49 – Leitura compartilhada de um conto colombiano – “Da marimonda, a mãe-da-mata, não se deve falar”. Apreciação na tabela da pg. 16.
Levantamento de recursos lingüísticos utilizados para indicar que os personagens estão com medo. Atividade de escrita de lista.
Pg. 57 – Atividade de ditado do conto para o professor (em duas partes) escrito em um cartaz para que possa ser retomado. De acordo com a apreciação da classe.
Pg. 64 – Continuação da 2ª parte da atividade da pg. 57. Primeiro conto do produto final.
Pg. 70 - Releitura do que foi escrito, revisão e finalização do texto.
Pg. 73 – Leitura em voz alta de um conto para lançamento do livro. Em grupos, vão escolher um conto para ser lido.
Pg. 80 a 83 – Leitura do conto “Maria Angula” (tabela pg. 16 – apreciação) e depois, escrita de um novo final.
Pg. 88 a 91 – Leitura compartilhada do conto “Assombração de agosto” (a biografia do autor Gabriel Garcia Marquez). Tabela pg. 16 – apreciação. Levantamento de recursos linguísticos utilizados para indicar suspense e terror e expressões utilizadas para passar estas sensações para embelezar o texto. Atividade de escrita de lista.
Pg. 94 – Ditado do conto que a classe mais gostou para o professor (1ª parte).
Pg. 98 - Ditado do conto que a classe mais gostou para o professor (2ª parte). Segundo conto do produto final.
Pg. 100 – Primeira revisão do conto ditado. Seleção de trechos seguida de revisão.
Pg. 103 – Entrega de cópia da última versão do conto e as crianças farão a última revisão. Escolha dos trechos melhor escritos.
Pg. 105 a 107 - Leitura do conto “A dinastia de Strega”, sem o final. Os alunos escreverão um final para este texto.
Pg. 110 – Escolha de um conto, em duplas, para ser reescrito e compor a coletânea. Não precisa ser finalizado no mesmo dia.
Pg. 118 – Continuação da atividade anterior.
Pg. 122 – Finalização. Será passado a limpo para que seja revisto, posteriormente.
Pg. 125 – Troca dos contos entre as duplas com levantamento de sugestões para melhoria do texto, com os mesmos recursos de revisão já utilizados na pg. 103. Entrega da cópia para o professor para que seja revisto.
Pg. 131 – Revisão da professora, por meio de bilhetes.
Pg. 134 – Passar a limpo e digitação da sala de informática. Aspectos gráficos serão considerados.
Pg. 136/137 – Organização do livro (capas, informações da capa, apresentação dos autores) e preparação para o lançamento




Projeto Animais da Mata Atlântica da 3ª série PIC – Volume 1




Atividades previstas no livro Novas atividades
Pg. 16 – Observação de imagens de animais.
Pg. 22 – Leitura de textos de divulgação científica sobre a Mata Atlântica
Pg. 26/27 – Leitura compartilhada de um texto sobre o mico-leão-dourado e escrita de um “você sabia”.
Pg. 31/32 – Releitura do texto sobre o mico-leão-dourado e levantamento dos assuntos tratados, por meio da leitura de cada parágrafo. Escrita dos assuntos e das informações
Pg. 34 – Atividade de escrita de uma lista de animais a partir da observação de algumas fotos.
Pg. 36 – Leitura de informações sobre o mico-leão, em vários “você sabia”.
Pg. 39/40 – Jogo de forca. Adivinhação dos animais da mata atlântica, com a ajuda de uma lista. Há um modo de jogar, pressupondo leitura pelo professor ou leitura compartilhada.
Pg. 44 – Atividades de escrita das informações sobre o mico-leão-dourado, a partir de todos os textos já lidos anteriormente. Ditado para o professor. Decidirão sobre os assuntos e as informações e ordem em que aparecem. Finalmente, leitura pelo professor e alterações necessárias.
Pg. 44 – Leitura para conhecer outros tipos de mico. Responder a duas questões- onde vivem os micos e por que têm esse nome.
Pg. 50 – Leitura de um texto de divulgação científica sobre a onça-pintada e conversa informal com os colegas sobre o que foi aprendido.
Pg. 55/56 – Retomada do texto sobre a onça-pintada e divisão dos parágrafos com escolha de subtítulos.
Pg. 56 – Atividade de leitura dos animais que a onça-pintada com a localização em uma lista.
Pg. 59/60 – Leitura de uma ficha-técnica sobre a onça-pintada e conversa informal entre os alunos sobre o que foi aprendido.
Pg. 63 – Escrita da ordem dos assuntos em que o texto e a ficha-técnica se organizam. Ditado para o professor.
Pg. 68 a 71 – Atividade de leitura - Organização de uma lista de animais em ordem alfabética a partir de imagens com o nome dos animais escritos.
Pg. 77/78 – Leitura de uma ficha-técnica sobre a suçuarana e discussão com os colegas e o professor. Atividade de escrita dos animais que a suçuarana come.
Pg. 83/84 – Leitura de uma ficha-técnica sobre a jaguatirica. Em seguida, análise de uma foto de uma legenda para levantamento das possibilidades sobre o que trata a legenda. Leitura pelo professor.
Pg. 88 – Releitura da ficha-técnica da suçuarana e da jaguatirica e escrita de duas legendas a partir desta leitura, após escolha conjunta do assunto e memorização. Há um espaço reservado para desenho.
Pg. 94 – Cópia na lousa de uma legenda escrita por uma dupla e discussão coletiva sobre possíveis alterações para melhorar sua escrita.
Pg. 100 – Leitura do professor da ficha-técnica sobre o tucano-de-bico-verde. Escrita de um “Você sabia” a partir desta leitura. Há um modelo de um “você sabia”.
Pg. 101 – Escrita dos alimentos que o tucano-de-bico-verde come. Auxílio de imagens.
Pg. 108 – Leitura de um texto de divulgação científica sobre o tucano-de-bico-verde e escolha de três informações para serem compartilhadas com os colegas. Há atenção especial ao modo de apresentar.
Pg. 109 – Cruzadinha sem banco de palavras com as fotos dos animais estudados.
Pg. 114 – Escrita de informações aprendidas sobre o tucano-de-bico-verde. Ditado ao professor.
Pg. 121 – Bingo – Animais da Mata Atântica
Pg. 122 – Leitura de uma ficha-técnica sobre o papagaio-de-cara-roxa e organização de informações a partir de itens já explicitados (onde vive, cores, o que come, incubação, extinção).
Pg. 127 – Escrita, em duplas, de legendas a partir das informações coletadas na aula anterior.
Pg. 132 – Cópia na lousa de uma legenda escrita por uma dupla e revisão coletiva
Pg. 137 – Leitura do professor de um texto de divulgação científica sobre o jacaré-do-papo-amarelo e escrita de uma ficha-técnica a partir de itens já discriminados (e. reprodução, incubação dos ovos, alimentação)
Pg. 144 – Escrita, em duplas, de legendas a partir das informações coletadas na aula anterior, após escolha dos assuntos, combinação sobe o que escrever.

Pg. 147 - Cópia na lousa de uma legenda sobe o jacaré-de-papo-amarelo escrita por uma dupla e discussão coletiva sobre possíveis alterações para melhorar sua escrita.
Pg. 151 – Escrita de uma legenda sobre algum dos animais estudados, para ficar exposto em um mural. Antes, porém, relembrar as informações estudadas e escrever o nome dos animais em linhas sob imagens.
Pg. 156 – Revisão das legendas.
Pg. 162 – Ilustração das legendas
Pg. 165 – Início da preparação de um pequeno seminário em que os alunos vão contar a alunos de outras séries informações sobre os animais estudados (leitura, ilustrações, desenhos...)
Pg. 168 – Leitura de lista de animais indicados em imagens.
Pg. 172 – Ensaios para a apresentação (ordem para a apresentação, apoio das ilustrações para a fala...)
Pg. 174 – Atividade de escrita de um convite para os pais verem o mural com as ilustrações, legendas e textos de divulgação científica. Primeiramente, o convite é ditado ao professor e depois copiado pelos alunos.
Pg. 179 – Apresentação do seminário.

MAIS FOTOS